Skip to content

Como usar o marketing sazonal na sua empresa!

A demanda por produtos e serviços é proporcionalmente relacionada a época do ano, ou seja, a sazonalidade. Isso influencia na venda, na procura e no que oferecer para o consumidor, por isso é importante estar atento e não perder o timing (tempo que algo fica em alta) de oferta.

Para exemplificar melhor a sazonalidade, temos empresas direcionadas para vendas B2C, ou seja, focadas no consumidor final e que tem suas vendas alavancadas ao final do ano quando as pessoas costumam comprar mais, dar mais presentes e etc.. Já os negócios B2B vêm suas vendas caírem porque não é usual fechar novas propostas perto de Dezembro e Janeiro.

Sobre o Marketing Sazonal

Esse tipo de estratégia nada mais é do que alinhar as campanhas de marketing de acordo com determinadas épocas do ano, e com o que está acontecendo ao redor do mundo. Dessa forma você direciona a comunicação da empresa para eventos importantes.

Fique de olho no calendário, nas redes e não perca a oportunidade de ganhar dinheiro!

Como montar as estratégias

É importante entender com profundidade o seu negócio, quais os pontos fortes e fracos e então começar a estruturar a campanha de marketing sazonal. Se o seu negócio é contábil, você trabalha com finanças e consultorias, provavelmente não faça sentido uma campanha de Páscoa, diferentemente de uma marca de chocolates, por exemplo.

Há datas que nos Brasil são muito importantes para o comércio, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e outras milhares de comemorações que vale a pena estudar e ver o que pode ser feito ou não em cada uma delas.

Planeje as ações publicitárias com aproximadamente 3 meses de antecedência e não se esqueça de mudar a cara da marca nessa época, pense na decoração da loja, nos anúncios, cores e mensagens criativas.

Usar a sazonalidade a seu favor faz com que o seu negócio aproveite melhor as vendas e oportunidades que requerem tempo para fazer sucesso e ganhe uma visibilidade ainda maior. Qual será a sua próxima ação?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange