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Como fazer trocas e devoluções sem prejuízo

Fazer trocas e devoluções são procedimentos comuns em qualquer comércio, mas algumas atitudes precisam ser tomadas corretamente, para que tudo saia da melhor forma possível e é claro, sem prejuízo para ambas as partes.

Nessas ocasiões, apoie-se na lei e faça tudo conforme pedido. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é um aliado do comerciante e disciplina as relações de compra e venda como um todo.

Caso o seu cliente peça uma troca por defeito, avalie com calma e cautela o que houve de fato com o produto e qual a insatisfação com o mesmo. De acordo com o CDC, há um prazo máximo de 30 dias para a troca de mercadorias com defeito de fabricação, e se a opção for um bem durável, como um eletrodoméstico, o prazo é de 90 dias.

De acordo com o artigo 18, o consumidor pode escolher entre as seguintes opções:

I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III – o abatimento proporcional do preço.
Além dos exemplos acima, há a opção de troca, em que o cliente tem o direito de arrependimento, e isso nada mais é, do que a devolução de um produto comprado à distância, que está em perfeitas condições, porém a pessoa desistiu do mesmo.

Isso gera alguns custos, mas, acaba sendo mais vantajoso para a empresa resolver isso, já que evita o descontentamento do consumidor e as reclamações e prejuízos para a imagem da marca. Além disso, cabe a você, empreendedor, estabelecer prazos e procedimentos nessa ocasião.

Quando se trata de vendas e fidelização de clientes, procedimentos como trocas e devoluções acabam sendo o ponto-chave para o sucesso ou não da loja.
O seu cliente espera muito mais da sua marca, então quando imprevistos acontecerem, é sempre uma boa opção, olhar com carinho e atenção para o consumidor e encontrar a solução ideal para ele.

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