Skip to content

Jeans: conheça a história da peça mais versátil do mundo

 

 

Se a democracia fosse uma peça de roupa, nossa aposta é de que seria em jeans, o tecido que faz a alegria de crianças, jovens e adultos, encanta, e é indispensável para todas as classes sociais, para os mais diversos eventos, gêneros e estilos, não poderia ser nomeado de outra forma: versátil e democrático. E a gente ama! 

Talvez tamanha versatilidade tenha a ver com a origem da peça: começou lá atrás, por volta do ano 1850. Um alemão teve a brilhante ideia de usar aquele tecido usado em lonas (ainda chamado denim) para fabricar calças duráveis para o trabalho pesado e braçal. 

Inicialmente destinado aos mineradores, no auge do minério de ouro, nos Estados Unidos, a peça possuía três bolsos e era fabricada na cor marrom. Sua durabilidade e resistência se mostrou tanta que diversas outras classes trabalhistas aderiram o estilo e passou a ser tendência entre operários e ferroviários.

Mas, quem foi o ilustre alemão que teve essa ideia genial? Se você for um amante e entusiasta da moda feita em jeans, como a gente, temos certeza que não vai achar estranho esse nome:  

Oscar Levi-Strauss. Isso mesmo! O fundador da Levi ‘s, marca conhecida mundialmente, começou ainda lá no século XIX (19) fabricando calças preparadas para aguentar o duro trabalho dos trabalhadores braçais em obras, minas, zonas rurais e ferrovias.

Como o jeans saiu das minas e foi para as passarelas?

Bom, normalmente, as tendências no mundo da moda surgem nas fashion weeks dos grandes centros como Paris, Milão e New York. No entanto, vale ressaltar, alguns movimentos ao longo da história já quebraram essa expectativas e fizeram as tendências andar no sentido contrário ao esperado. 

Como assim? Os registros históricos apontam que o jeans foi popularizado pela galera descolada e moderna, como street boys, cool cats e até mesmo os hippies

Ou seja, não começou de “cima pra baixo” como normalmente acontece, na verdade, o movimento teve início – muito antes – com os trabalhadores e, posteriormente, com o pessoal que detinha um estigma de “marginalizado” da época. 

Foi só a partir daí, quando todo mundo também queria ser cool e descolado que as calças em jeans começaram a ser modeladas de maneira mais confortável e ter outros tons de cores, como o índigo, por exemplo. 

Logo mais, o cinema de Hollywood também aderiu à vestimenta. Cowboys e diversos outros personagens começaram a surgir na telona (e na telinha) usando calças, jaquetas e jardineiras em jeans. 

O jeans no cinema e no corpo de famosos em eventos de gala

Princesa Diana (Lady Di) usando uma jardineira em jeans acompanhada de seu filho Britney Spears e Justin Timberlake usam look all jeans em premiação Audrey Hepburn usando jeans

 

 

 

 

 

 

 

O jeans é extremamente casual, usado no dia a dia por trabalhadores, estudantes, jovens, crianças e adultos em muitas ocasiões: passeios, eventos, baladas, encontros, igreja e muito mais. Uma calça jeans possui centenas de combinações e fica estilosa de inúmeras maneiras. 

Há quem ouse mais e use um look all jeans em um evento de gala. Aposto que todo mundo lembra da icônica Britney Spears e seu então namorado Justin Timberlake, vestidos com jeans dos pés a cabeça no American Music Awards de 2001. 

Além disso, relembramos a Lady Di usando uma belíssima jardineira (também em jeans) em um de seus passeios e compromissos reais. E não tem como esquecer do clássico do cinema ‘Bonequinha de Luxo’, no qual a protagonista, estrelada por ninguém mais, ninguém menos que Audrey Hepburn, posa com uma elegantíssima calça jeans no seu papel de Holly Golightly, ainda nos anos 60. 

Depois, é só sucesso. A criançada ama, adultos não dispensam e os jovens ficam cada vez mais estilosos com jaquetas, coletes, calças e várias outras peças jeans de diversas cores e modelagens.

Bracket Jeans e a coleção infantil de Inverno 2023

Chegamos até a gente. Fazemos jeans para jovens e crianças com pais antenados e ligados às tendências do mundo da moda. Moda confortável, com tecnologia de ponta para garantir mobilidade, estilo e diversão aos pequenos e adolescentes de todas as idades. 

Lançamos na última segunda-feira (19) nossa mais nova coleção de inverno 2023. São peças que valorizam a liberdade da criança de brincar, se movimentar e se divertir ao ar livre.

As cores foram escolhidas para trazer calma e entreter a criançada. Inspiradas nos tons terrosos, buscamos incluir a magia e aventura encontradas nas florestas e no nosso folclore. 

Com calças wide legs, jogger, paper bags, além das jardineiras e bermudas e, claro, os modelos tradicionais, para atender todos os clientes e estilos. As cores rosa, lilás, vermelha, tons pasteis, terrosos e os tons vivos trazem muito contraste, alegria e entretenimento de sobra. 

Consulte nossos consultores e venda Bracket Jeans na sua loja. Não se esqueça de acompanhar todas as novidades nas nossas redes sociais, blog e site. 

Acesse o Catálogo Inverno 2023 aqui: https://conteudo.parizijeans.com.br/bracket-catalogo-inverno-23










Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange