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Aplicando o método SMART para o time de vendas

O método SMART é considerado uma ótima técnica para alcançar objetivos e formular um planejamento efetivo. Smart é formado por um conjunto de palavras em inglês, que separadas traduzem as particularidades do método.

Specific – O seu objetivo deve ser específico, com clareza de detalhes para que seja facilmente entendido por todos da equipe. Um exemplo disso é dizer: “Em Dezembro queremos vender o dobro do mesmo mês no ano passado”. Você tem um objetivo delimitado, não disse apenas “vender mais”, entendeu?

Measure – Ele tem que ser mensurável, algo que você consiga avaliar e medir. Isso é importante para ver o decorrer do trabalho, apontar possíveis falhas e melhorar.

Achievable – O objetivo tem que ser atingível, ele precisa ser ousado, mas desde que possa ser alcançado, caso contrário, causará frustração na equipe.

Relevant – O esforço que o time fará precisa ser relevante, uma boa dica para o negócio, é separar as metas por pessoa, isso ajuda a aprimorar o potencial de cada um.

Time-based – Qualquer objetivo precisa de um prazo, caso contrário, cairá na rotina e corre o risco de ser esquecido.

Quanto mais detalhes você conseguir estipular para o plano SMART, mais efetivo ele será para que a sua equipe entenda o que foi proposto e execute com precisão. Motive o time e mostre que eles são capazes de cumprir esse desafio!

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