O final do ano é uma época de grande demanda para o varejo e prestadores de serviço, isso se dá em decorrência do 13° salário que aumenta significativamente o giro de dinheiro no mercado. Eventos como Natal, Ano Novo e férias escolares aumentam o consumo e a procura por novos produtos em diferentes setores. E é aí que o varejo entra, abrindo as portas para vender mais, o que requer certo planejamento e estruturação de etapas.
Etapas de venda
O início do processo se dá com a decisão e expectativa do empresário perante as vendas, a possibilidade de investimento e o ponto em que quer chegar. Iniciativas muito conservadoras podem matar algumas vendas, já as mais arrojadas, podem resultar em estoque sobrando.
É importante planejar as promoções, os itens de destaque e maior venda, assim fica mais fácil divulgar e atrair a atenção do consumidor. Outro ponto importante para as vendas de final de ano, são os colaboradores, que precisam estar treinados e preparados para o alto fluxo de trabalho e de pessoas ao longo do dia.
Caso a empresa opte por contratar novos funcionários para ajudar na demanda, como vendedores e empacotadores, o planejamento atua de frente com isso, abre margem para o treinamento e diminuição de possíveis falhas.
Antes de comprar mais produtos para as vendas de final de ano, pesquise o interesse do seu consumidor, o que mais tem tido demanda e procura. Depois disso, é só se planejar com cautela e vender muito nessa época do ano. Lembre-se: Um bom planejamento é sinônimo de economia e sucesso.
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