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A melhor estratégia para o varejo em tempos de pandemia é recuar para avançar

A pandemia do Covid-19 obrigou muitos empreendedores a replanejar seu negócio a fim de reduzir gastos e otimizar as vendas para sobreviver num cenário tão árido e em
perspectivas.

Essa realocação de verbas exige uma visão estratégica, sabendo quais os custos supérfluos, os custos que não podem ser cortados, por vezes até aumentado, e aqueles que podem ser reduzidos, mas não cortados.

Para te ajudar a montar esse quebra-cabeça, separamos algumas dicas de economia e redução de custos.

Avalie e planeje sua redução de custos

O primeiro passo para saber onde é possível reduzir os custos é colocar no papel (ou na planilha) todos os gastos que têm. A regra é contabilizar tudo mesmo, não só as  espessas fixas como aluguel, salários e contas de consumo, mas também produtos de limpeza, embalagens, faxina e serviços de internet. Com esses dados em mãos, estabeleça uma redução possível e realista para cada uma das áreas. É preciso avaliar a necessidade de cada um dos investimentos e o quanto ele é essencial para o fornecimento do seu produto ou serviços.

Por exemplo, você pode estudar como reduzir sua conta de energia elétrica, que costuma ser uma despesa considerável na maioria dos varejos. Liste todos os equipamentos da loja e faça uma relação do seu consumo mensal. Avalie alternativas para reduzir o consumo, como, por exemplo, trocar a iluminação por lâmpadas de LED, que são mais econômicas. Faça esse exercício para cada um dos seus gastos mensais.

Estoque

O melhor conselho que você pode receber sobre varejo é que os produtos de giro maior devem ter um estoque maior. Ter um rigoroso controle do estoque, sabendo não só a quantidade de peças, mas também variações de modelos e tamanhos, ajuda num melhor planejamento de compras e evita gastos desnecessários. O estoque também deve ser flexível conforme o momento. Por exemplo, será que vale a pena comprar uma alta quantidade da peça da moda sendo que, em três meses, o público pode perder o interesse? Ou é melhor fazer uma compra escalonada à medida que seu estoque vá acabando? Fazer uma composição de peças tradicionais e atemporais, que tenham uma saída regular, com outras que estão em evidência, para demonstrar que seu negócio está acompanhando as tendências, pode ser uma combinação inteligente.

Custos bancários

Sabia que existem maneiras de você reduzir suas taxas bancárias? Muitas vezes, os bancos oferecem taxas que incluem serviços que o lojista não usa, como talão de cheques (ainda) e DOCs. e TEDs. Com o surgimento do Pix, o recebimento de pagamentos ficou mais dinâmico, sendo possível oferecer alternativas de pagamento que não geram custos. Procure sua instituição financeira e avalie se, realmente, usa tudo que sua cesta de benefícios oferece, se não há uma alternativa mais em conta ou se não é mais vantajoso ter uma conta mais simples e buscar outras opções de pagamento para oferecer aos clientes, digital, por exemplo.

Fornecedores

O primeiro movimento do lojista consiste em buscar o menor preço junto a seus fornecedores. No entanto, isso basta. É preciso negociar facilidades de pagamentos,
prazos maiores, descontos ou outros tipos de vantagem. Normalmente, comprar diretamente da fábrica costuma ser mais vantajoso, uma vez que, por conta da alta
produção, o custo fica mais diluído do que se comprasse de intermediários.

Prestação de serviços

Nesse momento em que muitas lojas estão operando de forma virtual, alguns serviços, antes necessários, podem ser diminuídos ou cortados. Por exemplo, é necessário manter um serviço de faxina semanalmente? O mesmo se aplica ao serviço de manobrista, manutenção periódica de ar-condicionado ou informática. Também é possível solicitar a suspensão temporária de vários serviços como telefone, água, gás, energia elétrica e internet, sem custo para desligamento ou reativação.

Recicle

Normalmente, lojas costumam receber grandes quantidades de caixas de papelão. Há empresas que recolhem diariamente o material e pagam ao comerciante um valor por quilo do produto, gerando uma receita adicional. Quem conseguir passar por essa crise com os gastos equilibrados sairá mais fortalecido e experiente.

Boa sorte!

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