Poucos vendedores entendem a real importância e valor que um cliente tem para a empresa. Existem alguns fatores decisivos na hora da venda e que podem cativar ou até desinteressar o consumidor.
Primeiro é preciso entender que “cliente” é diferente de “consumidor”, que ambos são de suma importância para o seu negócio, mas possuem comportamentos diferentes e estão em momentos de compra diferentes também.
O seu cliente é quem já conhece o seu produto ou serviço, que gosta do que você o proporciona e quando precisa de algo relacionado a sua área de oferta, não pensa duas vezes antes de retornar ao estabelecimento. Já o consumidor é aquele que teve interesse em algo ofertado pela sua empresa, mas ainda não chegou ao estágio de compra frequente e fidelidade, e assim como o cliente, é esperado que o mesmo seja cativado e receba um tratamento exclusivo.
O que o cliente espera de um vendedor
Em todas as etapas de compra e venda o objetivo é a satisfação. Para alcançá-la é necessário mais do que um bom produto, a experiência de compra precisa ser eficaz e diferenciada também. Para tal, algumas características na hora da venda e de comportamento do vendedor, são decisivas. Dentre elas temos:
Ouvir o cliente
O seu cliente precisa ser ouvido, sentir que o seu desejo de aquisição é importante e só quem ouve com atenção pode desempenhar uma boa venda, descobrir o real desejo do cliente e oferecer o melhor para ele. Desenvolver a escuta ativa também aproxima as pessoas e ajuda a criar laços.
Atender com perfeição
Desde a postura até o uso correto do vocabulário, fazem diferença na hora de fechar uma venda. O cliente precisa sentir que está recebendo um atendimento de primeira linha, que é especial e sua experiência de compra importa, sua satisfação com o produto ou serviço precisa ser inesquecível.
Receber o que foi prometido
Não há sensação de compra pior do que a de solicitar algo prometido e não receber um produto a altura. Então cuide para não frustrar o cliente, ofereça o que tem condições de entregar.
Use a tecnologia a seu favor
O que não falta no mercado são opções tecnológicas para receber feedback do consumidor, descobrir o que pensa da empresa e o que possivelmente ficou faltando para o atendimento ser impecável. Periodicamente encaminhe mensagens de agradecimento e testes de satisfação para cada um dos clientes e descubra os pontos fortes e fracos do negócio.
A equipe faz toda a diferença
Essa dica é para a hora da contratação. Investir em uma equipe qualificada e que realmente entende de vendas e da importância que um cliente satisfeito tem para a empresa, é fundamental. Tenha a certeza de que cada um dos vendedores tenham a arte de vendas no sangue, amem o que fazem e vendem muito bem. É importante promover treinamentos de equipe também, aumentar o repertório dos colaboradores e investir no futuro do seu negócio.
Sabe aquela frase: “O cliente é rei”, entender o real significado e importância dela é o ponto chave para o sucesso da sua empresa. O seu cliente é a base de sustentação do negócio, é ele que quando satisfeito vende o serviço espontaneamente e volta com um sorriso no rosto quando precisa de algum produto.
Seja o primeiro a comentar