Skip to content

Varejo Omnichannel: tecnologias necessárias para a evolução desse setor

O varejo omnichannel é uma tendência que chegou para ficar, visto que o mundo físico e o digital estão cada vez mais conectados e oferecer uma experiência completa ao cliente pode ser o diferencial de uma marca.

Um estudo divulgado pela Harvard Business Review mostrou que 73% dos consumidores utilizam diferentes canais durante a jornada de compra.

Por esse motivo, uma empresa deve fazer com que seus múltiplos canais de venda e atendimento funcionem de forma integrada, garantindo a máxima satisfação de todos os seus clientes.

No entanto, para fazer isso, é necessário contar com algumas ferramentas que são capazes de otimizar essa integração dos aplicativos com o espaço físico, como por exemplo:

  1. Plataformas de vendas completas

A experiência do usuário (e por consequência a reputação da marca) melhora quando o varejista investe em uma boa plataforma para construir seu e-commerce.

Dessa forma, é possível optar por uma plataforma que possa facilitar a comunicação entre os canais, interligando os dados dos clientes no site, no aplicativo e nos itens do carrinho.

  1. Marketing Omnichannel

A área do marketing também precisa ser integrada ao formato da omnicalidade. Os compradores buscam por mais do que mensagens automáticas, eles querem que suas necessidades sejam atendidas.

Nesse caso, há plataformas que tornam a segmentação do público muito mais eficiente e a comunicação com o público-alvo se torna ainda mais assertiva.

  1. Programação adequada do site

Todo site deve ser programado com o back-end (o sistema que organiza as páginas) do front-end (a tela que o cliente vê).

Sem isso, toda vez que algo fosse adicionado ao site, como uma tabela de medidas de uma peça de roupa, seria necessário mudar o código interno, o que poderia reduzir a responsividade de uma página.

  1. Plataformas de fidelidade

Uma excelente maneira de engajar as pessoas é oferecer programas de fidelidade e recompensa, o que aumenta consideravelmente os pontos de contato com a marca.

As novas tecnologias colaboram com o desenvolvimento de um negócio e permitem que o varejo omnichannel seja mais importante a cada dia que passa.

Mas, e você! Está pensando na melhor experiência do seu cliente?

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange