A prova social é uma teoria do campo da psicologia que analisa a predisposição humana para confiar no comportamento e opinião de outras pessoas. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de consultoria, Nielsen, 92% das pessoas confiam na recomendação de conhecidos e 70% confiam até na recomendação de quem não conhecem.
É por motivos como esses, que diversas pessoas consultam avaliações de empresas na internet antes de comprarem algo ou adquirirem determinado serviço. Perguntam para amigos e familiares sobre o restaurante novo que abriu no bairro, para se assegurarem de que vale a pena almoçar lá no final de semana.
O grande potencial da prova social é que ela pode ser utilizada como atrativo para marcas e lojas, na hora de captar e fidelizar clientes. Investir nesse quesito proporciona diversos benefícios para a empresa, dentre eles, temos: mais autoridade, maior transparência e maior aceitação.
Como funcionam as provas sociais?
Especialistas dividem as provas sociais em diferentes grupos: clientes, especialistas, celebridades, amigos e certificações. Para descobrir qual a melhor prova a ser usada durante a comunicação, entenda um pouco sobre cada uma delas e como atingem determinado público.
Clientes – Uso de depoimentos e estudos de casos de atuais clientes ou até mesmo clientes do passado.
Especialistas – Investir em provas sociais advindas de profissionais ou especialistas com credibilidade, como por exemplo, um chef de cozinha renomado indica a sua marca de alimentos nas redes sociais.
Celebridades – Quando uma celebridade aparece usando algum produto ou falando sobre uma marca, o poder de visibilidade é grande e gera afinidade com o público que a segue e admira. Ponto positivo se a marca for a sua!
Amigos – Amigos são pessoas próximas que transmitem confiança, ou seja, por que não apostar em promoções para quem comprar um produto seu, ter a oportunidade de indicar um amigo para receber algum prêmio ou bônus?
Certificações – Uma entidade confiável e renomada que certifica a sua marca como uma fonte conhecedora, de alta qualidade ou confiável e até menções que você recebeu na imprensa ou em outro canal que trouxe visibilidade espontânea.
A prova social é uma ótima ferramenta para atrair novos clientes e aumentar a visibilidade da sua marca. É importante lembrar que ela gera afinidade e ajuda a segmentar o seu público-alvo. E aí, já pensou em qual estratégia usar para a sua empresa?
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