Quando queremos nos destacar dos nossos competidores, falamos muito sobre a gestão de relacionamento com o cliente, o famoso CRM (customer relationship management).
Já é muito bem documentado na literatura de marketing que focar na sua clientela é muito mais barato do que tentar alcançar clientes novos. Isso significa que focar boa parte do seu trabalho de comunicação e gestão de clientes para quem já comprou com você é muito mais vantajoso do que tentar encontrar novos clientes o tempo todo.
Mas a pergunta que fica é: como aplicar o CRM de uma forma funcional e que entenda que cada cliente é diferente?
A resposta não é simples e precisa de um bom planejamento. Por isso, buscamos algumas dicas para que você comece.
Tudo está bem definido?
Antes de começar, é muito importante entender quais são os seus objetivos. O foco na sua clientela pode ser feito para diversos motivos e de diversas formas, incluindo criar uma experiência de compra diferenciada e fidelizar a maior quantidade de clientes possíveis. Por isso, é muito importante definir quais são os seus principais objetivos.
Você tem ajuda?
Cuidar do CRM enquanto faz as suas vendas pode ser uma tarefa difícil. Por isso, sugerimos que a ela seja feita em conjunto ou muito bem planejada para que você use muito bem o seu tempo.
Não esqueça do controle.
Por fim, não esqueça do controle para entender se o que você está construindo está realmente funcionando. Isso é importante para que você entenda onde estão os seus acertos e onde estão as suas falhas, para melhorá-los da melhor forma possível.
Seja o primeiro a comentar